Ano de Publicação: 2017 | Sinopse:
O ensino de Ciências no Brasil
tem um histórico na pesquisa que data de mais de 40 anos. Além disso, e em seu
próprio desenvolvimento como área foi examinando teorias de aprendizagem,
processos de for-mação, currículo s e materiais didáticos, a questões como
ambiental, saúde e epistemológica além do próprio itinerário das Ciências como
disciplina escolar no currículo da educação básica pública. Ainda assim, nos
parece que esta área pouco tem discutido as metodologias e estraté-gias didáticas
do ponto de vista da inovação curricular e da transforma-ção das práticas de
ensino.
Tendo presente estas premissas e
na tentativa de fazer frente a este contexto, pensamos em compartilhar nesta
coletânea os esforços de pro-dução acadêmica sobre práticas de ensino de
Ciências de um grupo de professores em formação, que ao desenvolverem seu
estágio de docência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da
Universidade Fe-deral da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo – RS, decidem investigar algumas de suas
práticas a fim de melhor compreendê-las. Para que a investigação fosse mais
profícua após a escolha das temáticas para reflexão, os licenciandos foram
orientados por professores forma-dores da UFFS no que configuramos autoria
compartilhada e mediação das elaborações, possibilitando leituras críticas e
reescritas, num proces-so em que consideramos todos professores em formação.
Neste processo formativo a pesquisa foi um instrumento de mediação para todos
os envolvidos, bem como constitutivo do ser e fazer docente de todos.
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