Clique na capa para download da obra
Título:
Estágios em Ciências: construindo experiências formativas
Orgs:
Paula Vanessa Bervian, Roque Costa Güllich,
Tiago Silveira Ferreira
 ISBN:
978-85-68221-14-3
Ano de Publicação: 2017Sinopse:  

O ensino de Ciências no Brasil tem um histórico na pesquisa que data de mais de 40 anos. Além disso, e em seu próprio desenvolvimento como área foi examinando teorias de aprendizagem, processos de for-mação, currículo s e materiais didáticos, a questões como ambiental, saúde e epistemológica além do próprio itinerário das Ciências como disciplina escolar no currículo da educação básica pública. Ainda assim, nos parece que esta área pouco tem discutido as metodologias e estraté-gias didáticas do ponto de vista da inovação curricular e da transforma-ção das práticas de ensino.

 

Tendo presente estas premissas e na tentativa de fazer frente a este contexto, pensamos em compartilhar nesta coletânea os esforços de pro-dução acadêmica sobre práticas de ensino de Ciências de um grupo de professores em formação, que ao desenvolverem seu estágio de docência no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, da Universidade Fe-deral da Fronteira Sul – UFFS, Campus Cerro Largo – RS, decidem investigar algumas de suas práticas a fim de melhor compreendê-las. Para que a investigação fosse mais profícua após a escolha das temáticas para reflexão, os licenciandos foram orientados por professores forma-dores da UFFS no que configuramos autoria compartilhada e mediação das elaborações, possibilitando leituras críticas e reescritas, num proces-so em que consideramos todos professores em formação. Neste processo formativo a pesquisa foi um instrumento de mediação para todos os envolvidos, bem como constitutivo do ser e fazer docente de todos.