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Título:
Novos Etnógrafos: Experiências Iniciais em Pesquisa por Estudantes da Universidade Federal do Pampa – Unipampa
Orgs:
Daniel Etcheverry, Cássio Tondolo, Gislaine Moreira
ISBN:
978-85-98131-48-1
Ano de Publicação: 2013Sinopse:  do autor: Quando ingressei como docente ao curso de Ciências Sociais – Ciência Política da Unipampa, fiquei responsável pelas disciplinas de
Antropologia I e Antropologia II; porém, como o regime de distribuição dos professores nesta universidade multicampi é por campus e não
por curso, logo recebi o convite para ministrar a disciplina de Antropologioa Social no curso de Serviço Social também.
Logo percebi quais seriam os desafios: desconstruir as ideias de que a “antropologia estuda índio” e de que a cultura era aquele conjunto de
itens que encontramos nos panfletos de agências de turismo e que os tradicionalistas nos apresentam com tal. Sabia que compartilhava esse
desafio com a maioria dos professores de antropologia, independentemente da universidade e do contexto em que estejam inseridos. No entanto,
o desafio que particularizava a situação com a qual me deparava estava dado pelos currículos dos cursos. O curso de Ciências Sociais -
Ciência política reserva dois semestres para o estudo da Antropologia e o de Serviço Social um semestre. Isso significava que teria pouco tempo
e poucas oportunidades de transformar a antropologia, de um requisito curricular um tanto liminar, numa “disciplina”, ou seja, numa forma de
olhar a sociedade que meus alunos pudessem articular a outras percepções e em igualdade de patamares.
Logo percebi também que muitos alunos e professores se referiam a mim como “o antropólogo”; suspeito que isso se devia não somente ao
fato de eu ser o único antropólogo do campus e um dos únicos dois de toda a Unipampa, senão também à forma um tanto aguerrida com que
encarei a tarefa de criar um espaço para a antropologia.