Ano de Publicação: 2018 | Sinopse:
É com imensa satisfação que apresentamos neste livro um conjunto
de textos reflexivos elaborados a partir das vivências realizadas por licenciandos
em estágios curriculares dos cursos de Ciências Biológicas, Física e
Química da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Cerro
Largo/RS. Destacamos que os estágios curriculares supervisionados
realizados nos cursos, se caracterizam por serem realizados em
diferentes contextos, ou seja, além da sala de aula, os licenciandos
vivenciam atividades de docência em espaços não-formais de ensino e na
área da gestão escolar. Este livro é a terceira produção realizada
com relatos produzidos por licenciandos de forma colaborativa com
professores formadores e professores da educação básica. Nesse
sentido, as escritas aqui compartilhadas buscam apresentar ações
realizadas nos diferentes contextos e se constituem como importante
instrumento formativo ao contribuírem no processo de reflexão acerca da
prática pelo licenciando. As intervenções realizadas proporcionaram a investigação da realidade e, com isso, o desenvolvimento da identidade do Ser Professor.
Apresentar
um conjunto de 29 relatos das práticas vivenciadas por licenciandos é
um privilégio para nós, tendo em vista as possibilidades de reflexão
que as escritas poderão proporcionar sobre nossa prática também. As
compreensões do ser professor vão se estabelecendo indo das
manifestações, desejos, contradições, silêncios, diálogos, tensões e
intenções geradas nas redes de relações interativas e constitutivas
estabelecidas dentro e fora de cada escola.
| |