Ano de Publicação: 2022 | Sinopse:
O Programa de Educação Tutorial (PET) trata-se de um programa federal
criado em 1979, com o objetivo de promover a formação ampla e de
qualidade acadêmica de alunos de graduação, estimulando a fixação de
valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os
participantes e a melhoria dos cursos. O Programa é composto por grupos tutoriais de aprendizagem que são formados por bolsistas estudantes de nível
de graduação e por um tutor, que é um professor-pesquisador da
Instituição de Ensino Superior (IES). Os grupos PETs desenvolvem ações de
pesquisa, ensino e extensão, de maneira articulada, que propiciam uma
formação global do estudante e sua interação com a comunidade externa à
IES.
Como resultado deste projeto, 40 fotografias selecionadas
no concurso foram registradas nesta obra, assim como também foi feita
uma sucinta abordagem, em capítulos, sobre a importância da conservação
patrimonial e o papel da fotografia nesse contexto. O primeiro capítulo
buscou explorar a definição de patrimônio, os conceitos de patrimônio
cultural, patrimônio histórico e patrimônio natural, sob o ponto de
vista de diferentes instituições e a relevância da existência de órgãos
competentes à preservação destes patrimônios, assim como a importância
da atuação da sociedade. Ademais, também citou-se a existência dos
patrimônios materiais e patrimônios imateriais. Por fim, incumbiu-se
a relevância da educação patrimonial para a valorização e a preservação
das histórias. No segundo capítulo, a partir de uma perspectiva da
fotografia como ferramenta para a educação ambiental e a educação
patrimonial, o texto trouxe alguns dados sobre o surgimento da
fotografia no Brasil e de como ela se popularizou rapidamente,
mostrando sua relevância nos mais diversos meios. Em relação à educação
patrimonial, discute-se que a fotografia pode servir para encorajar e
estimular atitudes mais sustentáveis, através de exposições, mural de
fotos ou mesmo reunidas em um livro. | |