 Clique na capa para download da obra | Título: Concepções
Alternativas no Ensino de Ciências e Biologia | Orgs:
Larissa Lunardi, Gabriela Giusmin Dejavitte,
Michele Santa Catarina Brodt e Tatiana Raquel Löwe | ISBN: 978-65-89270-24-9 |
Ano de Publicação: 2021 | Sinopse: O
e-book ora publicado, “Concepções alternativas no ensino de Ciências e
Biologia”, representa um marco no ensino de Ciências na Educação
Básica, para a região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
Primeiro, porque é o produto de autores que têm suas trajetórias
escolares na educação pública; segundo, porque é resultado de trabalhos
de pesquisas acadêmicas, realizados numa instituição pública, que tem
dado grandes contribuições para a educação no contexto do município de
Santa Rosa e região Noroeste: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), Campus Santa Rosa.
Os/as
autores/as desta obra têm cultura científica especializada como produto
das vivências possibilitadas em diferentes contextos formativos,
possuem experiências distintas como expositores das coisas das
ciências, em classe e fora dela, são entusiastas na defesa, com
elegância de seus pontos de vista e demonstram muita garra ao dialogar
sobre assuntos novos ou conflitantes. Neste sentido, o e-book
acrescenta, devido ao seu conteúdo, propostas significativas para a
promoção da educação científica na formação de professores. Nesse
contexto, esta obra constitui-se numa forma de aproximação entre
professores em formação inicial, professores formadores e professores
que atuam na Educação Básica. Considera-se o cenário de concepções
alternativas, em que o ensino de Ciências e Biologia acontece “no chão
das escolas”, nas salas de aula, onde os atores: professores e
estudantes, embarcam na intensa aventura do ensino e do aprender. | |